banner

quinta-feira, 1 de maio de 2008

ENADE X UFBA

Declarações de professor sobre a UFBA chocam os baianos

“.... O berimbau é o tipo do instrumento do indivíduo que tem poucos neurônios porque tem uma corda só e não precisa de muita cerebração para combinar sons musicais, porque se tivesse duas ou três já virava uma cítara. Não è? Só sai aquele barulho buk bu , buk bu, buk bu , buk bu , buk bu buk bu Isso por acaso indica uma qualidade intelectual muito elevada? Não....”
Antônio Dantas coordenador do colegiado de graduação de Medicina da UFBA.

O escritor João Ubaldo Ribeiro
considera que a declaração do coordenador do Curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia é um duplo escândalo a essa altura do conhecimento. O professor Antônio Natalino Dantas justificou a baixa nota obtida no Exame de Desempenho de Estudantes com o "baixo QI dos alunos". Ele garantiu que os fracos resultados no Enade não são fruto de problemas no corpo docente da Universidade ou na infra-estrutura. Além de falar sobre cor de pele, afirmou que o berimbau é uma prova do baixo grau de evolução do baiano. E mais: disse que os baianos talvez sejam inferiores aos habitantes de outros estados e que há uma contaminação da Universidade devido ao sistema de cotas. O autor de "A Casa dos Budas Ditosos", João Ubaldo, fica alarmado com as afirmações e lembra a histórica tradição intelectual baiana. O reitor da Universidade Federal da Bahia também ficou chocado com as declarações de Antônio Dantas.
José Tavares Neto, Diretor da FAMED

“Não me surpreende esse resultado. Em 2004, nós fizemos um relatório sobre a situação da Famed, pedindo, entre outras coisas, a anulação do vestibular daquele ano. Nosso hospital, por exemplo, não suporta 320 alunos”, afirma José Tavares Neto, diretor da Famed. Ele questiona também a possibilidade de boicote dos estudantes. “Não dá para avaliar, porque o MEC soltou a avaliação sem dizer os critérios. A gente não sabe quantos deixaram a prova em branco

Nenhum comentário: