banner

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Morre Itamar Franco atual senador e ex-presidente do Brasil



Baiano de nascimento, foi ele o responsavel pela estabilidade economica que usufruimos hoje no país. Foi no governo dele que o Brasil se organizou economicamente e tomou novo rumo.
O senador, formado em engenharia civil, iniciou a carreira política em 1958, quando se filiou ao PTB. Itamar nasceu a bordo de um navio próximo à costa do Estado da Bahia, foi registrado em Salvador e passou a maior parte de sua vida na cidade de Juiz de Fora (MG) no dia 28 de junho de 1930.
Itamar, que era vice de Fernando Collor e assumiu a presidência em 1992, após a saída do titular, governou o país até 1994. Foi durante sua administração que se concebeu o Plano Real, que estabilizou a economia, controlou a inflação e lançou uma nova moeda para o país, o Real.
Também em sua gestão, no ano de 1993, foi realizado um plebiscito sobre a forma de governo adotada pelo Brasil. Na votação, prevaleceu o presidencialismo.
Antes de chegar ao Palácio do Planalto, Itamar havia sido senador por Minas Gerais por três mandatos. Além disso, governou o Estado entre 1999 e 2003.
Durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2011), foi nomeado embaixador do Brasil em Roma.
Infelizmente, ele morreu acometido por uma leucemia, neste sábado (2), aos 81 anos, levando consigo os titulos de senador e ex-presidente da República. Ele estava internado em São Paulo, e, desde o dia 21 de maio, fazia tratamento contra a leucemia.
O hospital informou que o ex-presidente Itamar Augusto Cautiero Franco morreu devido a um derrame na manhã de hoje. O velório ocorrerá em Minas Gerais.

Fontes de consulta: pt.wikipedia.org (foto)
http://noticias.r7.com/brasil/noticias/morre-aos-81-anos-o-ex-presidente-itamar-franco-20110702.html

Nenhum comentário: