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domingo, 11 de março de 2012

Filme: Help Desk na idade média

PARFOR abre pré-inscrições para cursos de formação- 19 de março

Publicado sex, 09/03/2012 - 10:49 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
PARFOR abre pré-inscrições para cursos de formação
A Secretaria Estadual da Educação, através do Instituto Anísio Teixeira – IAT, informa que o Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR abre, de 19 de março a 08 de abril de 2012, no site da Plataforma Freire, pré-inscrições para cursos de formação de professores.
O PARFOR é um programa nacional implantado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) em regime de colaboração com as secretarias de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e com as Instituições de Ensino Superior (IES). O objetivo principal do programa é garantir que os professores em exercício na rede pública de educação básica obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, através da implantação de turmas especiais, exclusivas para os professores em exercício.
Inscrições Aqui
Para se inscrever, é preciso ser professor da rede pública de educação básica em exercício e ter pelo menos três anos de magistério. Estão incluídos nesta seleção professores de creche, educação infantil, ensino fundamental e médio. Será permitida a matrícula apenas em um curso correspondente à disciplina ministrada. Diretores, auxiliares administrativos ou pessoas que exerçam qualquer outra função em secretarias e escolas públicas que não a docente não podem se inscrever nos cursos do PARFOR.
Qualificação - Os cursos são qualificados como: Primeira licenciatura - para docentes da rede pública da educação básica que não tenham formação superior; Segunda licenciatura - para docentes da rede pública da educação básica quem atuam em área distinta da sua formação inicial; e Formação pedagógica - para docentes da rede pública da educação básica graduados e não licenciados. O calendário referente ao 2º semestre de 2012 está disponível AQUI. Outras informações podem ser obtidas através do telefone 0800 61 61 61 - opção 7.

Abertas inscrições para cursos de Formação Continuada

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Publicado ter, 14/06/2011 - 15:22 por Assessoria de Comunicação - ASCOM
Abertas inscrições para cursos de Formação Continuada
Estão abertas até 30 de junho as inscrições para bolsas de docência para cursos de Formação Continuada nos anos finais do ensino fundamental nas disciplinas: Educação Física, Ciências Naturais, História, Geografia e Currículo e Avaliação. As vagas, oferecidas pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), centro de formação da Secretaria da Educação da Bahia, abrangem 33 municípios, sendo 165 vagas para candidatos a bolsas para professores-formadores, 33 para professores-pesquisadores, quatro para coordenadores adjuntos e uma para coordenador geral.
A seleção é aberta a qualquer professor ou profissional especialista, mestre ou doutor que deseja realizar formação continuada de educadores da rede pública. Para participar, o candidato deve imprimir o formulário de inscrição disponível no Portal do IAT (www.iat.educacao.ba.gov.br), preencher corretamente todos os dados e enviar a ficha escaneada para o e-mail acoesarticuladas.iatmec@gmail.com.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Vamos lutar pelo que luta por nós HOSPITAL ARISTIDES MALTEZ

Queridos conterraneos,
Precisamos nos unir para salvar vidas. Hoje não estamos nós precisando do Hospital Aristides Maltes, mas milhares de pessoas necessitam do atendimento que é oferecido gratuitamente lá. Quem sabe se amanhã não precisaremos nós. (que Deus nos livre) mas... Só quem sabe do amanhã é Deus.
Todas as prefeituras do estado da Bahia, tem obrigação de repassar verba para o hospital, visto que este atende pessoas de todo o estado. Vamos deixar a burocracia de lado e ir urgente ao Hospital "doar" uma minxaria de pelo menos dois mil reais.Enquanto não se resolve essa questão de uma vez.



FOTO do http://www.bahianoticias.com.br/

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Educação por Amanda Gurgel - Audiencia Publica após greve de professores no RN

Historia da EAD por Fredric Litto

No Brasil, já são mais de 2,5 milhões de estudantes de educação a distância. O avanço tecnológico foi o fermento dessa revolução.

“Computador, internet, multimídia. Essas novas tecnologias vêm a somar com a necessidade da sociedade de atualização de conhecimentos, e de forma mais conveniente. A escola ou a universidade vem até elas e não vice-versa”, explicou Fredric Litto, presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância.

A educação a distância surgiu no século XIX. Com 150 anos, a University of London é a pioneira. Tem 40 mil alunos em 180 países. Produziu cinco prêmios Nobel. O mais ilustre, o ex-presidente da África do sul, Nelson Mandella, fez o curso de Direito por correspondência na prisão.

Na Segunda Guerra Mundial, soldados americanos já estudavam a distância. “Foi no pós-guerra, com a necessidade de formar profissionais rapidamente para que dessem conta de reconstruir os países da Europa, principalmente, que a educação a distância teve um grande impulso”, lembrou Beth Almeida, professora de Tecnologias na Educação (PUC/SP).

No Brasil, a educação a distância desembarcou no fim do século XIX. Acredite: aprendia-se datilografia por correspondência. Depois, aulas começaram a ser transmitidas pelo rádio. E o aparelho que revolucionou a comunicação na época também virou tema de curso.

“As pessoas montavam seus próprios rádios e também depois tinham que fazer a manutenção desses rádios, então era um novo negócio, uma nova demanda, uma evolução no Brasil na época”, contou Márcia Siqueira, diretora do Instituto Monitor.

Aberto há 70 anos, este instituto com sede em São Paulo é a escola mais antiga em funcionamento no país.
Seu João Villa foi um dos primeiros alunos. Formou-se em 1942 como radiotécnico. “A gente podia ler no bonde. Ia para casa de bonde, ia lendo. Quando eu voltava, ia lendo também. Aproveitava o tempo”.

Um colégio no centro de Manaus tem alunos espalhados pelo mundo inteiro. Filhos de militares em missões especiais estudam pelo computador do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro do médio. “Nosso objetivo é permitir uma continuidade dos estudos”.

Na fronteira com a Colômbia e a Venezuela, o curso a distância dá tranquilidade a quem vigia a área marcada pelo narcotráfico.

A família do major Dos Santos já mudou sete vezes de cidade. Efraim de Jesus dos Santos se adaptou logo às apostilas, exercícios e aulas virtuais. “Posso conversar com o professor, tirar minhas dúvidas. Tem português, matemática, história, geografia, ciências e inglês”.

Apesar de estudar em casa, a rigidez é militar. “Na parte da manhã, é só estudo”, garante o pai. “É como se ele tivesse no colégio”, compara a mãe.

Com o curso de Educação Física, Olavo sonha em melhorar a qualidade de vida no município onde 90% dos moradores são índios e multiplicar oportunidades para as futuras gerações.

“À distância ou perto, o importante é que esteja estudando porque sem a educação a gente praticamente não é nada”.

Educação a distância beneficia milhões

Lugar de professor ruim é fora da sala de aula


Professores de castigo

Como a cidade de Nova York e seu secretário de Educação, Joel Klein, lidam com maus professores – que, por lei, não podem ser demitidos
CAMILA GUIMARÃES

TCHAU, PROFESSOR
Joel Klein, secretário de Educação de Nova York, numa escola pública. Lugar de professor ruim é fora da sala de aula
O que fazer com professores incompetentes a quem a lei garante estabilidade de emprego? Esse é um problema enfrentado por quase todos os sistemas de ensino público, incluindo o brasileiro. A cidade de Nova York, cuja rede de ensino é a maior dos Estados Unidos (são 1,1 milhão de estudantes e 80 mil professores), adotou uma solução drástica: colocar os maus professores de castigo. Quase 700 deles são pagos para não dar aulas. Eles passam os dias de trabalho confinados em salas vazias, dentro de complexos chamados de Centros de Recolocação Temporária. Esses centros existem há anos para afastar professores suspeitos de alcoolismo, agressão física contra alunos e assédio moral ou sexual. Desde 2002, o governo municipal usa o mesmo sistema para afastar também os incompetentes. E agora começa a colher resultados.
As salas desses centros foram apelidadas de rubber rooms (quartos “emborrachados”, em referência a quartos de hospício). Não são exatamente locais aconchegantes. Tirando as carteiras típicas, nada lembra uma sala de aula. Não há livros, mapas pendurados na parede nem computadores. Algumas nem sequer têm janelas. Os professores são vigiados por dois seguranças e dois supervisores da Secretaria de Educação, têm horário para chegar e ir embora (o período corresponde ao dia de trabalho normal, das 8 às 15 horas) e não podem acessar a internet nem falar ao celular. Em resumo, fazem quase nada o dia inteiro. E isso pode durar anos. Quando um professor é denunciado pelo diretor da escola, é afastado imediatamente. Em seguida, um árbitro indicado pelo sindicato dos professores começa a investigar s se a acusação procede. Em caso positivo, o profissional é demitido. Em caso negativo, ele é reintegrado. Mas, por exigência do sindicato, os árbitros só trabalham nos casos cinco dias por mês. Isso faz com que, na média, cada investigação demore três anos para ser concluída.
As salas de castigo estão longe de ser uma solução ideal. Primeiro, porque são caras: enquanto estão no limbo, os professores continuam a receber seus salários e a contar tempo de serviço para garantir benefícios, como aposentadoria. Hoje, a cidade de Nova York gasta cerca de US$ 50 milhões por ano com os integrantes dos centros. Além disso, elas suscitam reclamações de professores que se sentem injustiçados. Em dezembro, um grupo deles entrou com um processo contra a prefeitura, alegando que o secretário municipal de Educação, Joel Klein, tem como objetivo “acabar com o direito à estabilidade de emprego”. Ao fazer de seu cotidiano profissional algo “insuportável” e “humilhante”, ele estaria forçando professores a pedir demissão.
Klein afirma que as salas de castigo funcionam principalmente para evitar que professores incompetentes deem aulas. Em Nova York, o contrato que rege as leis trabalhistas dos professores – inclusive a que determina o castigo remunerado – é assinado com o poderoso sindicato dos professores. Para a prefeitura, o prejuízo dos centros é considerado menor perto da alternativa, que seria deixar professores ruins influenciar milhares de crianças. “É o único jeito de mantê-los afastados da responsabilidade de educar crianças e jovens”, diz Ann Forte, porta-voz da Secretaria de Educação de Nova York.
A solução, radical, é explicada pela dificuldade das autoridades de educação de mexer com direitos adquiridos dos professores. O Estado de São Paulo, por exemplo, decidiu implantar um sistema de meritocracia, mas enfrenta ações judiciais do sindicato dos professores. O plano é mais suave que as salas de castigo. Em vez de punir maus professores, trata-se de premiar os melhores. A cada ano, o Estado aplicará uma prova para diretores, professores, coordenadores e supervisores. Os 20% mais bem avaliados receberão aumentos de 25% do salário. Os dois sindicatos mais representativos dos professores dizem que esse tipo de promoção fere a isonomia de classe.
“Não é incomum aparecer conflitos entre os direitos legais dos funcionários públicos e o direito da criança ao acesso à boa educação”, diz Ilona Becskeházy, diretora da Fundação Lemann, uma organização voltada para a melhora da educação no Brasil. Achar o equilíbrio entre esses dois pontos vem sendo a principal estratégia de Klein, que há sete anos deu início a uma radical reforma no sistema público de ensino da cidade. Seu lema: os pilares de qualquer ensino público – estabilidade de emprego, promoção por tempo de serviço e um sistema de remuneração hierárquico – beneficiam mais os funcionários e os políticos de plantão do que os alunos. Com isso, ele bateu de frente com uma classe de profissionais que não está acostumada a ser avaliada e cobrada. “No geral, professores não admitem que precisam de ajuda”, diz Patrícia Motta Guedes, pesquisadora do Instituto Fernand Braudel.
A principal medida de Klein foi dar mais autonomia aos diretores de escolas. Antes, eles não podiam contratar ou demitir sua própria equipe. Os professores é que escolhiam onde lecionar, de acordo com o tempo de serviço. Hoje, os diretores têm liberdade de contratação, gerência sobre o orçamento da escola e autonomia para decidir, por exemplo, pagar um salário maior para um professor que tenha melhor desempenho. Eles só não podem, ainda, demitir professores estáveis.
Junto com a autonomia, veio a cobrança. Assim que assume uma escola, o diretor assina um contrato dizendo quais são suas metas pedagógicas e orçamentárias. Se não cumpri-las no prazo determinado, é demitido, e a escola fecha. Desde 2002, 90 escolas desapareceram. A maioria dos diretores não aguentou. Cerca de 70% se aposentaram ou pediram demissão, de acordo com dados oficiais.
Embora ainda tenha muito trabalho pela frente, Klein conseguiu mostrar avanços no ensino. Entre 2005 e 2008, a taxa de conclusão do ensino médio aumentou de 47% para 61%. No mesmo período, a taxa de desistência caiu de 22% para 14%. Entre 2006 e 2009, a porcentagem de estudantes que atingiram os padrões adequados de aprendizagem para sua idade saltou de 57% para 82%, e a diferença entre o desempenho dos alunos negros em relação ao dos brancos diminuiu de 31% para 17%.
Além dos diretores, professores e alunos também passam por avaliações de desempenho periodicamente. As avaliações anuais, por um lado, determinam a demissão do diretor ou o afastamento de um professor. Por outro, são a base para o pagamento de bônus – em 2009 foram distribuídos US$ 5 milhões. O sistema pode até dar margem a alguns erros, mas em sua essência é muito simples: os professores que não ensinam são afastados, os que ensinam bem ganham bônus e são promovidos. Quem pode ser contra?

FOCO NO ALUNO
Aula de matemática em uma escola municipal do Brooklyn, em Nova York. Com a reforma, o desempenho dos alunos melhorou

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI122910-15228,00-PROFESSORES+DE+CASTIGO.html acesso em 14/05/2011

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Paulo Henrique Amorim pagará indenização por racismo


Jornalista chamou Heraldo Pereira, da TV Globo, de “negro de alma branca” e pagará R$ 30 mil.

oglobo.com 23/02/2012 18h26



BRASÍLIA – O jornalista Paulo Henrique Amorim, apresentador do programa Domingo Espetacular da Rede Record de Televisão, foi condenado a pagar indenização de R$ 30 mil ao jornalista Heraldo Pereira, da TV Globo, por ter afirmado em seu blog que Pereira é um "negro de alma branca", o que foi considerada uma manifestação racista em julgamento no Tribunal de Justiça do Distrito Federal. O valor será entregue a uma instituição de caridade escolhida por Heraldo Pereira. O processo por dano moral já vinha tramitando desde março de 2010, e no dia 15 de fevereiro, eles entraram em acordo.


Amorim também deverá publicar uma retratação nos jornais Correio Braziliense e Folha de S.Paulo, nos cadernos de política, economia ou variedades. O texto deverá dizer que ele "reconhece Heraldo Pereira como jornalista de mérito e ético; que Heraldo Pereira nunca foi empregado de Gilmar Mendes; que apesar de convidado pelo Supremo Tribunal Federal, Heraldo Pereira não aceitou participar do Conselho Estratégico da TV Justiça; que, como repórter, Heraldo Pereira não é e nunca foi submisso a quaisquer autoridades; que o jornalista Heraldo Pereira não faz bico na Globo, mas é empregado de destaque da Rede Globo; que a expressão 'negro de alma branca' foi dita num momento de infelicidade, do qual se retrata, e não quis ofender a moral do jornalista Heraldo Pereira ou atingir a conotação de 'racismo'", de acordo com decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.


No texto que deu origem à ação, veiculado no blog "Conversa Afiada", Amorim afirmava que Heraldo Pereira era funcionário do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, que apenas fazia um bico na Rede Globo, além de chamar o jornalista de "negro de alma branca", o que foi considerada uma manifestação racista.

http://ofuxico.terra.com.br/noticias-sobre-famosos/paulo-henrique-amorim-tera-que-indenizar-heraldo-pereira/2012/02/24-132929.html

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Morreu Drº Igor Caldas Porto

Nos últimos dias, estávamos tristes vendo e ouvindo os telejornais anunciando a morte tão precoce de um jovem médico. 31 anos, eu dizia meu Deus! Que fatalidade! Aqui em casa, todos nós lamentávamos a tragédia. Eu repetia: "- praticamente terminou de formar agora, nem curtiu, conheceu pouco a vida e se foi. Morto por um inseto minúsculo e destruidor."
Quando hoje retornava do trabalho, ouvi na rádio metropole o drº Wagne Porto anunciando ás pessoas a missa. Meu amor falou, _"que homem forte! Acabou de perder o filho e está ... Aí eu disse: -Meu amor, o nome dele é Wagner Porto? E o do filho é Igor Porto? Eles devem ser irmão e sobrinho de Bel. Meu amor disse, não deve ser não,´pode ser que seja só uma coincidencia. Liguei imediatamente para minha amiga Bel, e qual não foi o meu susto ao conversar com meu amigo Luis Mário e ele confirmar minha suspeita. É isso! Agora minha tristeza tornou-se maior ainda.
Igor, veio do interior direto para o Hospital Couto Maia, que é referencia aqui em Salvador, mas, já era tarde demais. Foi transferido para o São Rafael para constatar sua morte cerebral. Na verdade Dr. Igor Porto teria se sentido mal no sábado à noite, quando deu entrada na Clínica Santa Bárbara apresentando quadro febril. Ele foi transferido pela ambulância do Samu para Feira de Santana, e em seguida para o Hospital Couto Maia e posteriormente para o hospital São Rafael, em Salvador.
Vejam a nobreza desta familia, apesar da dor a família do médico pretendia fazer a doação de seus órgãos, mas, com a confirmação da causa da morte por dengue hemorrágica, essa possibilidade foi descartada.
Natural de Ilhéus, o jovem médico Igor Caldas era clínico geral, tendo atuado em Jacobina na Clinica Santa Bárbara e no Hospital Municipal Antonio Teixeira Sobrinho, além do consultório particular.
O corpo do médico Igor Caldas Porto foi sepultado às 12 horas desta terça-feira (21) em Salvador.
Dengue Hemorrágica: A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae, de evolução benigna, na maioria dos casos, e seu principal vetor é o mosquito Aedes aegypti. É a forma mais severa da doença, pois além dos sintomas citados, é possível ocorrer sangramento, ocasionalmente choque e consequências como a morte.



quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Vestibular UNEB 2012: período de inscrições

A UNEB vai abrir as inscrições para o Vestibular 2012. Estão sendo disponibilizadas 4.006 vagas distribuídas em mais de 100 opções de cursos presenciais de graduação, em 24 cidades baianas.

Inscrições: de 8 de setembro a 9 de outubro, exclusivamente pela internet, no endereço www.vestibular.uneb.br.

Taxa: R$ 90.00

As provas do processo seletivo estão previstas para os dias 11 e 12 de dezembro.

Informações: (71) 3117-2389.

Edital

Realização: UNEB.

Saiba +

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Aniversario de 99 anos do nosso grande escritor JORGE AMADO



O escritor baiano Jorge Amado, se estivesse vivo, completaria nesta quarta-feira (10), 99 anos.
O dia foi marcado por uma série de homenagens em Ilhéus, cidade na qual Jorge viveu parte de sua vida e que tanto citou em suas obras. A casa onde ele morou é hoje um portal para quem quer descobrir mais sobre a vida do escritor.
A sorte fez parte da vida da família Amado. Depois de ganhar um prêmio na loteria foi que João Amado de Farias, pai de Jorge, conseguiu construir a casa no centro de Ilhéus e investir na educação dos filhos.
Aniversário de Jorge Amado é lembrado com comemoração festiva
Morte e aniversário de Jorge Amado são lembrados com atrações culturais
Foi na casa construída pela família que ele começou a escrever. Ao todo o escritor publicou mais de trinta livros. Sua obra repercutiu no mundo inteiro e os romances foram traduzidos para mais de 40 idiomas. Assim ele fez com que leitores de outros países conhecessem a Bahia e principalmente a cidade de Ilhéus. Pontos destacados nos romances como o ‘bar Vesúvio’ e o ‘Bataclan’ até hoje são bastante visitados por turistas
Pouca gente sabe, mas Jorge Amado, embora tenha vivido das obras e romances que escrevia, teve outro ofício. Em 1947 ele se elegeu deputado federal. Na época ele criou uma lei que determinava que houvesse respeito e igualdade entre as religiões. Na casa onde ele morou ainda existem algumas imagens de orixás do candomblé. Crença pela qual ele tinha muito gosto e simpatia.

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/08/aniversario-de-jorge-amado-e-marcado-por-homenagens-em-ilheus.html

sábado, 6 de agosto de 2011

SAMU INFORMA: UTILIDADE PÚBLICA IMPORTANTE

As ambulâncias e emergências médicas perceberam que muitas vezes nos acidentes da estrada os feridos têm um celular consigo. No entanto, na hora de intervir com estes doentes, não sabem qual a pessoa a contatar na longa lista de telefones existentes no celular do acidentado.
Para tal, o SAMU lança a idéia de que todas as pessoas acrescentem na sua longa lista de contatos o NUMERO DA PESSOA a contatar em caso de emergência. Tal deverá ser feito da seguinte forma: 'AA Emergencia' (as letras AA são para que apareça sempre este contato em primeiro lugar na lista de contatos).
É simples, não custa nada e pode ajudar muito ao SAMU ou quem nos acuda.
É tão-somente mais um dado que registramos no nosso celular e que pode ser a nossa salvação.
JOSIANE TROCATTI
Coordenadora Administrativa
SAMU - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Formação do Pacto com Municipios - Polo 9 - Caetite


As Professoras Formadoras Estaduais da SEC\BA Edileuza Alves Pereira e Maria Geruza Melo, acompanhadas da Consultora Flavia Pontes (UFC) ,estiveram no Municipio de Caetité, terra do ilustríssmo educador baiano Anísio Teixeira, mais precisamente na Direc 24, com o objetivo apresentar o Programa Pacto com municipios. Além da implantação fez parte da ação: Implantar a Proposta Didática – Alfabetizar Letrando; Apresentar os marcos teóricos norteadores da Proposta; Orientar para à organização didática do material e a sua utilização; Vivenciar o planejamento das atividades alfabetizadoras de acordo a proposta pedagógica; Orientar para o planejamento da formação dos professores alfabetizadores nos municípios; Apresentar as estratégias de acompanhamento presencial e a distância.
Os objetivos foram totalmente alcançados visto que,o nível de participação e integração dos formadores municipais foi excelente, propiciando deste modo o cumprimento integral da agenda planejada.
Vale ressaltar, que estiveram presentes nesta formação 28 professores formadores da rede municipal, além da secretária de Educação de Caetité Profª Rose e da diretora da Direc 24, Anaildes .Estes professores formadores são dos seguintes municipios: Licínio de Almeida,Tanhaçu, Lagoa Real, Matina, Malhada de Pedras, Urandi, Feira da Mata, Barra da Estiva, Jussiape, Carinhanha, Guanambi, Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Rio de Contas, Igaporã, Caetité, Dom Basílio.

A implantação do pacto no polo 09 foi avaliado pelo grupo como excelente.