banner

domingo, 1 de julho de 2012

Estudetes: alunas do ensino público da Bahia bombam na internet com paródia de Cheias


O vídeo  “As Estudetes” é o resultado de uma  atividade pedagógica proposta pela professora Maisa Paula  do Colégio Democrático Jataí Magalhães localizado na Ilha de Itaparica região metropolitana de Salvador aqui na Bahia. Um dos aspectos interessantes desta situação é que esta professora, segundo os meios de comunicação ( TV e Rádio e Mídia impressa) é a única na unidade escolar que não aderiu a greve. Eu questiono: será mesmo que ela não aderiu?  Será mesmo que ela não está mobilizada (ao seu modo) para a melhoria salarial da categoria? Aos meus olhos a ação da professora Maysa , ou melhor, a estratégia utilizada por ela foi excelente. Aliás,tive noticias que em algumas regiões de Salvador, inclusive em Itaparica, os professores que estão dando aula, estão desenvolvendo o conteúdo programático sim, mas também, estão esclarecendo os alunos e aos pais deles acerca da realidade que a categoria e eles mesmos alunos estão vivendo na educação. Deste modo, essa  ação, foi a que deu  maior visibilidade  ao movimento grevista, a luta por respeito, melhores salários e melhores condições de trabalho, visto  que, este vídeo produzido e publicado pelas alunas ,já foi visto por mais de 150 mil pessoas em todo Brasil. Assim sendo, além desses acessos num site de vídeos, conseguiu a atenção das maiores e menores redes de radio, televisão e Mídia impressa do país. Dentre eles podemos citar a rede Globo no programa Mais você da apresentadora Ana Maria Braga, assim como, rede Bandeirante, com o programa CQC  etc, nos quais ambos apelaram por um salário mais justo para os educadores desta nação.
As  alunas autoras da parodia são estudantes do 3º ano, chamam-se Isabela,  Bruna e Jamile, tem idade de 18 anos, e foram atraidas pela mídia ( gênero novela), provocada pela situação catastrófica que a educação se encontra e sensibilizada pela professora Maisa Paula que está trabalhando o seu conteúdo de forma atualizada, critica e contextualizada.  Vale ressaltar que, ainda nos dias atuais, as transformações podem surgir dentro das escolas, e desta vez, foi a escola através da professora Maysa Paula, quem mobilizou estes jovens de forma positiva para o exercício da cidadania. 
Esta é a minha opinião. Qual é a sua?
Vejam abaixo a letra do hit e os links das reportagens.

Estudetes

Todo dia acordo cedo
Me bato com o porteiro
Me dizendo meia volta
Que não vai rolar

Vendo esta situação
por isso fiz essa canção
Querendo solução
para a greve acabar

Queria  o governador aqui no meu lugar
Eu ia rir de me acabar
Só vendo seus filhinhos aqui no meu lugar
Sem um futuro pra contar

Minha colega me chamou
Pra estudar na casa dela
Eu disse que só resta a paralela

O ENEM vem aí
Mas o assunto está em falta
O governador não quer saber de nada

Queria  o governador aqui no meu lugar
Eu ia rir para me acabar
Só vendo seus filhinhos aqui no meu lugar
Sem um futuro pra contar

Levava a vida de estudete
Acordava as sete
Esperando o jornal passar
Pra ver no que vai dar
Querendo que a greve
acabe para estudar
to na boa vou para escola
quero me formar


http://globotv.globo.com/rede-globo/mais-voce/v/estudetes-alunas-do-ensino-publico-da-bahia-bombam-na-internet-com-parodia-de-cheias/2000241/

Nenhum comentário: